Grupo de estudos e pesquisas sobre Alfabetização, Letramento e em Linguagens Docentes na Amazônia

O projeto iniciou em maio de 2016 com os objetivos que foram distribuídos em 3 eixos, a saber: Eixo 1: Letramento acadêmico; Eixo 2: Laboratório de produção textual e Eixo 3: Ensino-aprendizagem da língua materna. Atualmente, este eixo é representado pelo EncantArtes- falar, ler e escrever.

Os objetivos se pautavam e assim permanecem em investigar a trajetória formativa dos graduandos da Licenciatura Integrada de modo a ampliar o repertório acadêmico considerando-se que o perfil do egresso exige uma formação leitora e escritora de modo a utilizar a língua nas mais variadas situações de comunicação, portanto, reconhecendo a importância dos diálogos de cunho mais local (literatura oral, modos de viver e de ser amazônicos) e a literatura universal importantes para se tornarem bons alfabetizadores. Além disso, analisar práticas dos docentes da Educação Básica relevantes para o processo aprendizagens dos alunos e licenciandos que os assessoravam.

Desse modo, o Letramento acadêmico e o Laboratório de produção textual cria condições para que os graduandos ampliassem suas histórias de letramento, a autoria, o monitoramento de suas escrita, leitura e oralidade. No caso do Letramento acadêmico, a oferta dos minicursos ocorre tanto para a comunidade interna, quanto externa à UFPA. O Laboratório de produção textual é apenas para licenciandos da FEMCI por conta da limitação logística (compartilhamos o Laboratório de Ludicidade às quintas, sextas e sábados e temos parceria com mestrandos voluntários do PROFLETRAS e do PPGCIMES ambos da UFPA). A proposta era de ampliar o atendimento e as parcerias com outros cursos, principalmente, com os cursos de licenciatura.

O eixo de Ensino-aprendizagem acontece nas escolas e na UFPA em parceria com formadores e licenciandos em prol da alfabetização e letramento nos Anos Iniciais. Deste eixo, surgiu a necessidade de formar um grupo de Medidores iniciantes de leitura e de escrita (contação de histórias, leitura e escrita)- EncantArtes em parceria com os Estágios de Docência, desde o ano de 2017. Foi ampliado em 2018 para o atendimento às escolas ribeirinho-quilombolas. Os projetos PIBEX, PIBIC e PROEXIA são elaborados a partir dessas ampliações anuais.

O projeto foi selecionado na I Convocatória Internacional do Programa Regional para o Desenvolvimento da Profissão Docente na América Latina e Caribe este ano: